A senadora sul-mato-grossense Soraya Thronicke (Podemos) rebateu, com veemência, as críticas sobre seu voto favorável à derrubada dos vetos presidenciais relacionados ao setor elétrico, em sessão do Congresso Nacional na última semana. Diversas matérias tem sugerido que o posicionamento da parlamentar e de outros membros da bancada federal poderia resultar em aumento na conta de luz dos brasileiros, informação que, segundo Soraya, é distorcida e alimenta desinformação.
“Saiba a verdade sobre meu voto na derrubada dos vetos da energia elétrica”, iniciou a senadora em nota oficial divulgada na última sexta-feira (20). Ela afirma que a decisão não foi isolada e contou com amplo apoio de parlamentares tanto da base do governo quanto da oposição. “A medida foi necessária para proteger empregos, garantir segurança jurídica e levar energia limpa a regiões mais afastadas”, explica.
Segundo Soraya, o impacto apontado por setores críticos ao projeto, principalmente o suposto aumento imediato na tarifa de energia é incorreto. “Não vai aumentar sua conta de luz agora. Qualquer impacto seria ao longo de 25 anos e pode ser compensado com outras ações”, afirmou, lembrando que o próprio governo federal já anunciou o programa Luz do Povo para impedir qualquer efeito tarifário imediato, especialmente para a população de baixa renda.
A senadora reforçou ainda que tem histórico de defesa do consumidor e que nunca atuaria contra os interesses do povo. “Sempre defendi o bolso dos brasileiros, mas setores interessados nos contratos de energia distorcem os fatos para criar medo e confusão.”
Soraya Thronicke reiterou seu compromisso com a verdade, o desenvolvimento do país e o bem-estar das famílias. “Não caia em fake news”, alertou, finalizando.
A polêmica envolvendo os vetos da chamada “MP da Eletrobras” reacendeu o debate sobre o equilíbrio entre incentivo ao setor energético e a proteção do consumidor. Parlamentares como Soraya defendem que a medida corrige distorções e garante investimentos de longo prazo em infraestrutura e acesso à energia renovável.
Entenda o contexto
A votação no Congresso derrubou vetos a trechos de leis que garantem subsídios e prorrogações contratuais a empresas do setor elétrico, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Críticos argumentam que isso poderá gerar custos bilionários a serem rateados nas tarifas. Já os defensores afirmam que a medida é essencial para segurança energética, inclusão e manutenção de milhares de empregos.
Soraya, que tem se posicionado como uma voz crítica, porém técnica, dentro do Senado, reforça que seu voto refletiu responsabilidade com o presente e o futuro do país e não interesse político ou econômico.