O Senado Federal instalou nesta quinta-feira (7) uma Comissão Temporária Externa para tratar diretamente com o Congresso dos Estados Unidos sobre a sobretaxa de 50% imposta a milhares de produtos brasileiros. A medida, que afeta setores estratégicos da agroindústria e da indústria nacional, será tratada por um grupo suprapartidário sob a presidência do senador Nelsinho Trad (PSD-MS). A relatoria ficou com a senadora Tereza Cristina (PP-MS).
Com prazo inicial de 60 dias, podendo ser prorrogável, a comissão foi criada diante da gravidade do impacto comercial causado pela medida adotada pelo governo norte-americano. A sobretaxa atinge cerca de 3,8 mil itens, como alimentos processados, químicos e autopeças. A expectativa do colegiado é abrir espaço para o diálogo institucional com parlamentares americanos e defender os interesses econômicos do Brasil.
Além de Nelsinho e Tereza, integram o grupo os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Fernando Farias (MDB-AL), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC), Carlos Viana (Podemos-MG) e Rogério Carvalho (PT-SE).
A primeira missão da comissão já ocorreu entre os dias 28 e 30 de julho, em Washington, com reuniões na embaixada brasileira, na Câmara Americana de Comércio e no Conselho Empresarial Brasil–EUA. Segundo Nelsinho Trad, “a articulação política no atual cenário internacional exige um esforço direto entre os poderes legislativos dos dois países”.