Juiz brasileiro toma posse nesta segunda-feira como presidente da Corte Interamericana de Direitos Humanos. Rodrigo Mudrovitsch é membro da corte internacional desde 2022 e foi vice-presidente entre 2024 e 2025. Ele assume a presidência até 2027.

O juiz brasileiro é doutor pela USP e mestre pela Universidade de Brasília. Nos últimos anos, Mudrovitsch participou da elaboração de projetos legislativos e políticas públicas, tanto na Câmara quanto no Senado. Ele atuou na reforma do Código Civil, na nova Lei de Improbidade Administrativa e fez parte do grupo de trabalho de eficiência judicial do CNJ.
Como presidente da Corte Interamericana, ele estará à frente de um dos três tribunais regionais de proteção dos Direitos Humanos, ao lado do Tribunal Europeu e da Corte Africana. O Tribunal Interamericano é uma instituição judicial autônoma para resolver disputas, conflitos ou contestações.
Também nesta segunda-feira, a juíza chilena Patricia Pérez Goldberg assume a vice-presidência da corte. O ministro Edson Fachin, presidente do STF e do CNJ, viajou até São José, na Costa Rica, para acompanhar a cerimônia de posse dos dois. Fachin e o novo presidente da Corte Interamericana também assinam um termo de compromisso para fortalecer a colaboração entre as duas instituições.
Fonte: Radioagência Nacional – EBC