Mesmo com a redução do tarifaço dos Estados Unidos sobre produtos brasileiros exportados para lá, a expectativa do vice-presidente brasileiro e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, é que o presidente Lula consiga negociar o fim das tarifas no encontro com o presidente norte-americano, Donald Trump, previsto para março. 

“Já melhorou. Nós tínhamos 37% da exportação brasileira para os Estados unidos agravada 10% mais 40%. O tarifaço de 50%. Hoje está em 22%. Então já caiu bem, mas a ideia é zerar”.
▶️Ouça mais: Mesmo com tarifaço, exportações brasileiras batem recorde em 2025
O ministro da indústria defendeu a opção do “ganha-ganha”, para que os produtos brasileiros tenham o mesmo tratamento dos que o Brasil importa dos Estados Unidos.
“Não há razão para ter um tarifaço. Porque quando os Estados Unidos vendem pra gente, dos 10 produtos que eles mais vendem, 8 não pagam imposto, é zero. E a tarifa média é 2,7%. Nós precisamos fazer um ‘ganha-ganha’. Aumentar nossa exportação para os Estados Unidos, eles exportarem pra nós. Mais investimentos recíprocos. Nós temos mais de 3 mil empresas americanas no Brasil “.
Alckmin argumentou que alguns itens já tiveram avanços nas negociações e que, agora, a ideia é focar nos produtos agrícolas e na indústria brasileira, em busca da tarifa zero.
O encontro dos presidentes do Brasil e o dos Estados Unidos está previsto para março, na Casa Branca, em Washington.
Fonte: Radioagência Nacional – EBC