Nelsinho Trad na linha de frente: Senado articula resposta dura a sobretaxa dos EUA

2 Leitura mínima
Foto: Agência Senado

O Senado Federal instalou nesta quinta-feira (7) uma Comissão Temporária Externa para tratar diretamente com o Congresso dos Estados Unidos sobre a sobretaxa de 50% imposta a milhares de produtos brasileiros. A medida, que afeta setores estratégicos da agroindústria e da indústria nacional, será tratada por um grupo suprapartidário sob a presidência do senador Nelsinho Trad (PSD-MS). A relatoria ficou com a senadora Tereza Cristina (PP-MS).

Com prazo inicial de 60 dias, podendo ser prorrogável, a comissão foi criada diante da gravidade do impacto comercial causado pela medida adotada pelo governo norte-americano. A sobretaxa atinge cerca de 3,8 mil itens, como alimentos processados, químicos e autopeças. A expectativa do colegiado é abrir espaço para o diálogo institucional com parlamentares americanos e defender os interesses econômicos do Brasil.

Além de Nelsinho e Tereza, integram o grupo os senadores Jaques Wagner (PT-BA), Fernando Farias (MDB-AL), Astronauta Marcos Pontes (PL-SP), Esperidião Amin (PP-SC), Carlos Viana (Podemos-MG) e Rogério Carvalho (PT-SE).

A primeira missão da comissão já ocorreu entre os dias 28 e 30 de julho, em Washington, com reuniões na embaixada brasileira, na Câmara Americana de Comércio e no Conselho Empresarial Brasil–EUA. Segundo Nelsinho Trad, “a articulação política no atual cenário internacional exige um esforço direto entre os poderes legislativos dos dois países”.

Share this Article
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *