“Combater a violência contra a mulher não pode ser só discurso barato”, diz senadora Soraya Thronicke

3 Leitura mínima
Foto: Agência Senado

Durante o mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher, a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) fez um apelo firme por ações concretas e estruturantes. Em vídeo divulgado nas redes sociais, ela denunciou o que chamou de “discurso barato” e cobrou medidas efetivas do poder público.

“Combater a violência contra a mulher não pode ser só discurso barato. É preciso agir!”, afirmou Soraya no vídeo.

A senadora reforçou a necessidade de punições mais severas, proteção real e educação de base para transformar a realidade de milhares de brasileiras que vivem em situação de risco.

“Chega de normalizar a barbárie! É hora de punir com mais rigor, proteger mais, educar melhor e não só no Agosto Lilás”, completou.

Soraya Thronicke tem se destacado como uma das parlamentares mais atuantes na defesa das mulheres no Congresso Nacional. Entre os projetos de lei que já apresentou, destacam-se:

  • PL 2.444/2022, que amplia o uso de tornozeleiras eletrônicas para agressores de mulheres;
  • Propostas voltadas ao botão do pânico, permitindo que mais mulheres possam ter acesso ao dispositivo de emergência;
  • Projetos para melhorar o atendimento nas delegacias especializadas e fortalecer as medidas protetivas.

Segundo a senadora, a luta contra a violência doméstica exige compromisso político, recursos financeiros e ação permanente, e não deve ficar restrita apenas ao mês de agosto.

Além das propostas legislativas, a senadora Soraya também apoia e divulga iniciativas inovadoras como o Projeto Cão Protetor, que une segurança, acolhimento e afeto. A ideia é simples e poderosa: cães adestrados são entregues a mulheres em situação de vulnerabilidade como uma forma de proteção e apoio emocional. Os animais são treinados para agir em situações de risco e se tornam aliados no enfrentamento à violência doméstica. Soraya defende a ampliação e o financiamento desse tipo de ação em âmbito nacional, como alternativa real e acessível de proteção às vítimas.

“É sobre proteger mulheres de verdade, salvar vidas. Isso é o mínimo que o Estado deve fazer”, declarou.

Agosto Lilás

O Agosto Lilás é uma campanha nacional de enfrentamento à violência contra a mulher e marca também o aniversário da Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340/2006). A cada ano, parlamentares, organizações e movimentos sociais reforçam a importância do combate ao feminicídio, à violência física, psicológica, patrimonial, sexual e moral.

Soraya tem usado a visibilidade da campanha para reforçar a urgência de políticas públicas sérias e o comprometimento das autoridades com a segurança das mulheres brasileiras.

Share this Article
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *