A força da mulher sul-mato-grossense, Soraya Thronicke inspira enredo de escola de samba

5 Leitura mínima
Ascom

A trajetória da senadora Soraya Thronicke (Podemos – Partido Podemos, Mato Grosso do Sul) vai virar samba no Carnaval de 2026. A Grêmio Recreativo Escola de Samba Igrejinha (GRES Igrejinha) escolheu como tema do próximo desfile o enredo “Soraya – A Mulher que Vira Onça”, uma homenagem à força, à coragem e à representatividade feminina da parlamentar sul-mato-grossense.

O lançamento do samba-enredo aconteceu neste domingo (27), durante a tradicional feijoada da escola, realizada no Rádio Clube de Campo Grande. A escolha foi celebrada por lideranças culturais, representantes de outras escolas de samba e autoridades do setor, como o presidente da Liga das Entidades Carnavalescas de Campo Grande (LIENCA), Alan Catharineli, e o secretário-executivo de Cultura de Mato Grosso do Sul, Valdir Gomes.

Antes de cair no samba, Soraya foi surpreendida com uma emocionante homenagem em vídeo, reunindo depoimentos de familiares e amigos. Comovida, a senadora agradeceu o carinho e destacou seu amor pela cultura e pelas tradições do estado:

“Se eu não fosse de Mato Grosso do Sul, escolheria ser. Amo essa terra com todas as minhas forças. Ver minha história retratada nesse enredo é um presente para a vida inteira.”

Para a presidente da GRES Igrejinha, Mariza Fontoura Ocampos, o enredo traduz a essência da homenageada:

“Soraya representa a mulher que não se cala, que se transforma. Que ruge quando precisa e que samba com a nossa Igrejinha. O nosso samba vai pulsar com a história de uma menina do interior, que cresceu entre as raízes sul-mato-grossenses e se transformou em símbolo de voz ativa, de luta por igualdade e de amor à cultura brasileira. Essa mulher virou enredo porque já é inspiração.”

O secretário Valdir Gomes também enalteceu a relevância da homenagem:

“Carnaval é cultura. E cultura não se faz sem apoio. A Soraya tem sido fundamental para que possamos manter vivas as nossas manifestações culturais e valorizar nossas raízes”, declarou.

A atuação da senadora Soraya Thronicke em defesa da cultura é marcada por ações concretas. Em 2025, ela foi uma das principais apoiadoras do Carnaval no estado, participando dos desfiles das escolas Igrejinha e Deixa Falar, em Campo Grande. Ao longo de seu mandato, Soraya já destinou mais de R$ 2 milhões em recursos federais para fomentar o Carnaval e outras manifestações artísticas em municípios como Campo Grande, Corumbá, Ladário, Jaraguari e Bataguassu.

Esse investimento permitiu a valorização de expressões culturais tradicionais e fortaleceu a presença de comunidades quilombolas e suas raízes nas festas populares do estado.

Com essa homenagem, a senadora reafirma seu compromisso com a cultura como instrumento de identidade, inclusão e transformação social e entra, com orgulho, para a história do samba de Mato Grosso do Sul.

Carnaval, cultura e ano eleitoral: homenagem não configura propaganda antecipada

Apesar de 2026 ser um ano eleitoral, a escolha do nome da senadora Soraya como tema do samba-enredo da GRES Igrejinha não configura propaganda eleitoral antecipada. O Carnaval será realizado em fevereiro, período anterior até mesmo ao início da pré-campanha, que só começa oficialmente após as definições partidárias e registros de candidatura, conforme prevê a legislação eleitoral brasileira.

Nos bastidores da política estadual, houve comentários levantando a hipótese de irregularidade, mas juristas e especialistas em direito eleitoral consultados pela reportagem reforçam que manifestações culturais espontâneas promovidas por entidades da sociedade civil, como uma escola de samba não infringem as regras eleitorais, desde que não haja pedido explícito de voto ou associação direta com campanha, o que claramente não ocorreu neste caso.

A homenagem é, acima de tudo, um reconhecimento simbólico à trajetória pública da parlamentar e ao seu histórico apoio à cultura regional. O protagonismo, neste contexto, permanece sendo da arte, da música e da força da cultura sul-mato-grossense.

Share this Article
Deixe um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *